A oposta canadiana Shainah Joseph, de 29 anos, é a mais recente contratação da equipa feminina de voleibol do FC Porto, tetracampeã nacional. A jogadora chega diretamente da liga profissional dos Estados Unidos para integrar o plantel azul e branco na luta pelo pentacampeonato.
Natural do Canadá, Shainah mudou-se aos 19 anos para os Estados Unidos, onde conciliou a licenciatura em Telecomunicações com o voleibol universitário na Universidade da Flórida. Após concluir os estudos, iniciou uma carreira internacional com passagens por Bulgária, Taiwan, Filipinas, Japão e França. Em 2023, regressou aos EUA para jogar pelo Orlando Valkyries. Estava a preparar-se para competir em Atlanta quando aceitou o convite irrecusável do FC Porto.
Com um alcance impressionante de 3,26 metros no ataque e 3,10 metros no bloco, Shainah chega como um reforço de peso para a zona 2, elevando as opções do treinador Miguel Coelho.
“Estou muito entusiasmada por estar aqui, mesmo que a época já tenha começado,” afirmou Shainah. A jogadora revelou que recebeu excelentes referências do FC Porto por parte de amigas e ex-colegas, como Kim Robitaille e Lauren Page, que já jogaram no clube. “Achei que era o momento certo para me juntar à equipa. Quero ajudar o clube a conquistar mais um campeonato e ser competitiva na Liga dos Campeões.”
Definindo-se como “enérgica, fisicamente forte e com grande capacidade de salto”, Shainah admite que seu estilo de jogo é muitas vezes comparado ao masculino pela potência. “Adoro celebrar com a equipa e divertir-me em campo. Podem esperar muita energia de mim.”
Sobre a receção no novo clube, a canadiana mostrou-se encantada: “Fui muito bem acolhida. Já conhecia algumas jogadoras, como a Puck Hoogers, do meu antigo clube, e a Erika, que representa a seleção nacional. Senti-me em casa desde o início.”