A Escola Livre A entrou para a história do hóquei em patins feminino ao vencer a primeira edição da WSE Cup Women, frente ao Valdagno (6-0), num pavilhão repleto em Oliveira de Azeméis.
A equipa portuguesa, treinada por Miguel Resende, começou com cautela, segurando as investidas italianas no primeiro período. Aos sete minutos, Sofía Reyes inaugurou o marcador após uma arrancada desde o meio rinque. O Valdagno respondeu com pressão, mas erros em livres diretos e uma defesa sólida de Inês Freitas mantiveram o 1-0 no intervalo.
Na segunda parte, a Escola Livre acelerou: Beatriz Carmo marcou aos nove segundos (2-0), seguida por dois golos rápidos de Reyes (4-0). Andreia Moreira (5-0) e Carmo novamente (6-0) selaram o triunfo, com o Valdagno incapaz de reagir.
Inês Cardoso, capitã, enalteceu o apoio da torcida: «O público fez a diferença». Já Miguel Resende apontou para o futuro: «Celebramos hoje, mas o foco é o Campeonato». A vitória consolida a Escola Livre como pioneira na nova competição, elevando o hóquei feminino nacional.