A seleção portuguesa de sub-21, já qualificada para a fase final do Europeu de 2025, fechou a fase de qualificação nesta terça-feira com uma vitória por 2-1 na sua visita a Andorra.
![]() |
Foto: FPF |
A partida teve um início claramente ofensivo por parte da equipa de Rui Jorge, que, mesmo com algumas alterações, buscou assumir o controle do jogo e chegar com qualidade ao último terço, como o Selecionador Nacional havia mencionado na antevisão.
Assim, não foi surpresa quando Portugal abriu o marcador ainda nos primeiros vinte minutos. Numa rápida transição ofensiva, João Marques coordenou o lance e assistiu Henrique Araújo, que, isolado, desvia a bola do guarda-redes adversário com um toque sutil, já dentro da área. Um belo golo da seleção.
Até ao intervalo, o ritmo do jogo abrandou, e não surgiram oportunidades claras de golo, embora a formação portuguesa continuasse a estar mais próxima da baliza adversária.
A segunda parte começou com a melhor chance até então para Andorra, após um mau alívio da defesa portuguesa que deixou um jogador da casa isolado. No entanto, frente a João Carvalho, o chapéu acabou por sair demasiado longo.
Aos 73 minutos, Martim Neto tentou a sorte com um remate perigoso, mas o guarda-redes andorrenho fez uma defesa segura.
Com esta vitória, Portugal, que já tinha garantido o apuramento para a fase final na Eslováquia, terminou a qualificação no topo do grupo com 27 pontos, fruto de nove vitórias e uma única derrota. A Croácia ficou em segundo lugar com 22 pontos, enquanto a Grécia terminou em terceiro com 17.