Últimas

08/03/2023

FC Porto perde contra finlandeses do Karhu Basket

FC Porto perdeu por um (80-81) na 1.ª mão dos “quartos” da FIBA Europe Cup

Fotografia: FC Porto

A equipa de basquetebol do FC Porto esteve muito perto de conseguir vencer um dos melhores conjuntos em prova na FIBA Europe Cup, mas acabou por sofrer um desaire pela margem mínima (80-81) frente ao Karhu Basket mesmo tendo deixado uma boa imagem na primeira mão dos quartos de final. Em estreia no top-8, os comandados de Fernando Sá entraram com o pé esquerdo, recuperaram no decorrer dos períodos intermédios e só nas derradeiras posses de bola viram escapar um triunfo que seria histórico. O sonho de atingir as “meias” continua bem vivo, apenas à distância de uma vitória por dois na Finlândia (quarta-feira, 16h30).

Os cestos aparentavam estar bem abertos para quem lançava de fora e os atirados de ambos os lados fizeram o que melhor sabem desde cedo. Complementados por uma empenhada e aguerrida defesa, os do Karhu pareciam mais certeiros - conforme demonstrado no parcial inaugural de 7-15 - e o jogo parecia começar a fugir ao FC Porto.

Falso alarme. Ao longo de um excelente segundo período, os portistas deram uma demonstração de qualidade, provaram que têm estaleca europeia e, liderados pelo regressado Max Landis, reverteram o rumo de uma partida dificílima que chegou ao intervalo com o marcador em 39-36.

No arranque da etapa complementar o resultado começou por se construir à lei da bomba graças a sucessivos triplos que iam dilatando um marcador que chegou a ter o conjunto da casa na frente por seis. A dois minutos da buzina, quando a conta pessoal de cinco atletas azuis e brancos já ascendia aos dois dígitos, um triplo nórdico empatou tudo a 77 e o resultado só se decidiu no último suspiro.

Francisco Amarante respondeu na mesma moeda, o aparente penúltimo ataque acabou desperdiçado e, no contragolpe, o Karhu recolocou-se em vantagem pela primeira vez em muito tempo (80-81). Apesar da prestação superlativa de Miguel Maria Cardoso (11 pontos e oito assistências), Max Landis (18 pontos) e companhia, o resultado não viria a sorrir aos Dragões que, com dois segundos para atacar, não garantiram o resultado mais desejado.

Post Top Ad

Blossom Themes