O FC Porto garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins com uma goleada de 19-1 sobre o CENAP, equipa da III Divisão Norte B, este domingo, no Pavilhão de Cacia, em Aveiro.
O CENAP, com oito jogadores formados na casa e apenas duas vitórias na liga, cumpriu o sonho de enfrentar um gigante do hóquei mundial, mas a diferença de nível tornou-se evidente. O ambiente no pavilhão, vibrante no início, acabou ofuscado pela superioridade técnica dos dragões, que controlaram o ritmo do jogo após o susto inicial.
Apesar de o CENAP, clube anfitrião conhecido pela sua tradição eclética e aposta na formação, ter aberto o marcador aos 2 minutos (golo de André Cardoso), os dragões responderam com uma avalanche de golos, marcando 13 na primeira parte e mais seis na segunda.
A equipa portista, treinada por Ricardo Ares, recuperou assim do mau momento recente (duas derrotas consecutivas frente a Valongo e Reus) e exibiu poderio ofensivo, com destaque para Carlo Di Benedetto (6 golos), Gonçalo Alves (4), Hélder Nunes (3), Edu Lamas (2), Diogo Barata (2), além de Tomás Santos e Ezequiel Mena (1 cada).
O FC Porto segue focado na Taça de Portugal, enquanto o CENAP regressa à luta pela manutenção na III Divisão, levando consigo a experiência única de medir forças com uma das melhores equipas nacionais.