Últimas

10/11/2022

Seleção Nacional vence Chile e classifica-se em primeiro lugar do Grupo A no Mundial de hóquei em patins

A equipa sénior masculina fechou hoje a Fase de Grupos do Mundial de Hóquei em Patins com uma vitória por 1-7 frente à formação chilena, alcançando desta forma o primeiro lugar do grupo A.



O jogo começou com alguma intensidade, com o Chile a tentar sair para a baliza de Portugal e a obrigar à primeira intervenção de Girão. Mas o conjunto Luso, na resposta, marcou por intermédio de Telmo Pinto, numa transição ao primeiro toque, praticamente no primeiro minuto.

O Chile tentava jogar com as linhas mais avançadas, a procurar a bola na meia pista adversária enquanto Portugal insistia no caminho para a baliza chilena, sem conseguir finalizar, até ao minuto 16, em que João Rodrigues, marcou o segundo para a seleção.

Portugal estava a ser mais competente coletivamente, enquanto o Chile apostava nas iniciativas individuais. O terceiro veio do stick de João Souto que, assistido por Henrique Magalhães, colocou a bola no «buraco da agulha», ao minuto 11. Antes do intervalo, os chilenos marcaram o primeiro e único golo, num lance isolado, ficando o resultado no 1-3, num primeiro tempo em que Portugal desperdiçou inúmeras oportunidades.

No segundo tempo, a dinâmica do jogo não se alterou e os golos foram surgindo para Portugal. Gonçalo Alves entrou a 10 minutos do fim para bater um penálti e marcou o quarto, com Telmo Pinto a bisar com a marcação do quinto da equipa das quinas.

Diogo Rafael marcou o 1-6 e também o 102º golo pela Seleção Nacional, naquela que é a sua 100ª internacionalização. Henrique Magalhães fechou a contagem para Portugal com o 1-7.

No final do jogo, Diogo Rafael explicou que a equipa sabia que «só dependíamos de nós. Obviamente que acabámos este jogo como mais um, deste nosso caminho que tem sido muito positivo». «Fomos conscientes, respeitámos a equipa do Chile e isso traduziu-se no marcador. Conseguimos gerir, criar boas dinâmicas, avolumar o resultado ao longo do jogo e saímos com sensações muito positivas, com o primeiro lugar do grupo que era esse o grande objetivo, nesta primeira fase».

Portugal vai jogar com uma equipa que vai fazer dois jogos num dia, mas na opinião do número quatro português, «vão provavelmente estar mais desgastados, mas isso não impede que tenhamos a mesma mentalidade que tivemos até agora: respeitar sempre o adversário, impor o nosso jogo e ultrapassar mais uma fase, que é o nosso objetivo. Passo a passo, jogo a jogo, podermos estar na tão desejada final. Sabemos que ainda faltam dois jogos para lá estar. Portugal tem de esperar para saber os adversários «e depois entrar em pista e fazer aquilo que melhor sabemos que é jogar hóquei».

O selecionador nacional, Renato Garrido, sublinhou que «era o nosso primeiro objetivo conseguir sermos os primeiros no grupo. Pensamos sempre jogo a jogo e este era o nosso último jogo, em que só dependíamos de nós para garantir o primeiro lugar. Agora voltamos a encarar o próximo jogo com a máxima seriedade».

Garrido admitiu que agora a margem de erro passa a ser mais curta, apesar de ser da opinião que o grupo de Portugal «foi o mais difícil porque tinha França e a Itália, que são duas grandes equipas».

Com este resultado, Portugal cumpre os objetivos de alcançar o topo da classificação e sem derrotas (apenas um empate) e joga, amanhã, com o vencedor do jogo entre Moçambique (4º classificado do Grupo B) e a Alemanha (1º classificado do Grupo B do Campeonato Intercontinental, que decorre em simultâneo).

O encontro está marcado para as 22:30h, com transmissão na RTP1.

Post Top Ad

Blossom Themes