Últimas

11/01/2021

Rali Dakar: Peterhansel e Benavides no trilho da vitória


 

Ligeiramente encurtada devido a uma chuvada que tornou cerca de 50 quilómetros praticamente impossíveis de percorrer pelos ‘sobreviventes’ da edição 2021 do Dakar, a etapa 11 voltou a ficar marcada por um abandono entre os protagonistas das Motos: Joan Barreda Bort (Honda), que era o quarto da Geral, ficou sem combustível na sua moto e teve de abandonar. Nos Autos, Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo) venceu a tirada, mas Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) não desarma e mantém a liderança na geral por mais de 15 minutos.

Numa etapa marcada por muitas dificuldades de navegação, foi necessária concentração máxima para enfrentar os desafios desta tirada. Os dois rivais na luta pelo triunfo desta edição na categoria das Motos, Kevin Benavides (Honda) e Sam Sunderland (KTM) deram continuidade ao seu duelo particular, com o argentino a manter-se no comando da prova, apesar de ter visto o seu rival ganhar-lhe bastante tempo hoje (6m24s). A diferença na Geral é agora de 4m12sm, com vantagem para Benavides, mas Sunderland não atira a toalha ao chão e a discussão irá até ao final.

Ricky Brabec (Honda) está na terceira posição da geral depois de ter feito apenas o 6º tempo e perdido 12m46s. Para Joan Barreda Bort (Honda), a etapa foi de caos. Após o melhor registo de tempo à passagem do quilómetro 215, o motard errou na leitura do seu ‘road-book’ e não parou no ponto de reabastecimento, incorrendo numa penalização e, pior ainda, ficando sem combustível na sua moto. Parando ao quilómetro 267 e pedindo a evacuação por helicóptero para o ‘bivouac’. Foi o seu quinto abandono em 11 participações neste rali. 

Kevin Benavides (Honda) parece ter o caminho aberto para o triunfo no Dakar 2021. Foto: Florent Gooden / DPPI

Sebastian Bühler (Hero) foi o melhor português nesta etapa, com o 12o posto, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) foi o 14º, ficando pouco atrás. Já Joaquim Rodrigues (Hero), que poderia ter ascendido ao décimo lugar da Geral com o abandono de Barreda, acabou por fazer apenas o 24o tempo no dia, perdendo 57m30s, o que lhe valeu a descida para o 12o posto, tendo sido ultrapassado por Martin Michek e Matthias Walkner.

Bühler está no 15o lugar da Geral, enquanto Gonçalves está no 20º lugar, com os três motards portugueses a mostrarem uma enorme consistência e resiliência.

Nos Autos, Al-Attiyah cumpriu o seu papel, atacando ao máximo, mas a 41a vitória em etapas do Dakar representou um ganho de apenas 1m56s face a Peterhansel, que está encaminhado para mais um triunfo no Dakar, naquele que será o seu 14o triunfo nesta importante competição. O francês parte para a última etapa com uma ‘almofada’ de 15m05s e apenas uma hecatombe poderá impedir Peterhansel de celebrar mais um sucesso. 


 

Ricardo Porém e Jorge Monteiro (Borgward) fizeram o 36o tempo da etapa, ocupando o 20o lugar da classificação geral.

Nos Veículos Ligeiros, Francisco Lopez Contardo (Can-Am) aumentou a sua vantagem na Geral para um total de 18m24s sobre Austin Jones, pelo que está encaminhado igualmente para um triunfo na Geral. A etapa foi ganha por Seth Quintero, no seu segundo sucesso da carreira.

Rui Carneiro e Filipe Serra (MMP) fizeram o 29º tempo do dia e estão no 26o lugar da Geral, enquanto Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am) tiveram um dia bem complicado, perdendo mais de duas horas, não indo além do 43o tempo. Na Geral, caíram para o 15o lugar.


 

Post Top Ad

Blossom Themes