Últimas

26/02/2020

FC Porto vence Benfica e alcança Sporting CP na liderança do Campeonato Andebol 1

Dragões acertaram calendário e colocaram-se ao lado do Sporting no topo da classificação do Campeonato Placard de andebol
Fotografia: Pedro Alves / FC Porto
O FC Porto está de regresso ao comando do Campeonato Andebol 1 com os mesmos 71 pontos que o Sporting CP. Na antepenúltima jornada da fase inaugural, os campeões nacionais voltaram a esmagar o SL Benfica (31-22), tal como tinham feito, em novembro, no Pavilhão da Luz. Na próxima ronda (4 de março, 20h00), o emblema da Invicta desloca-se a Alvalade para discutir a liderança do campeonato nacional com a única equipa a conseguir roubar pontos, esta temporada, no Dragão Arena.
Apesar da ausência, por doença, de Magnus Andersson, o conjunto portista entrou forte e sofreu apenas por quatro vezes no primeiro quarto de hora. Nos quinze minutos iniciais, André Gomes (5) fez mais golos que toda a equipa do SL Benfica. A partir daí, Alfredo Quintana voltou a estar em destaque ao apresentar novamente a sua melhor versão. O guarda-redes da seleção nacional contabilizava já 11 defesas ao intervalo.
Após o descanso, o SL Benfica entrou melhor, beneficiou de um punhado de decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem, e conseguiu um parcial de 4-0. Os azuis e brancos apenas inauguraram a baliza sul do Dragão Arena já passava do quinto minuto. Com este arranque menos pujante, a vantagem do FC Porto regrediu para três, mas cedo (15’) voltou aos 7 golos que se registavam à ida para os balneários. Daí em diante, os 'dragões' fizeram aquilo a que já estão habituados: controlaram o marcador, ditaram o ritmo de jogo e, em piloto automático, foram alternando entre uma superioridade de 8, 9 ou 10 golos. Até ao último suspiro do encontro, eram duas mãos cheias de tentos que separavam azuis e vermelhos. Os alfacinhas fizeram o seu golo de honra e o clássico terminou 31-22 a favor dos tripeiros.
No final da partida, Carlos Martingo mostrou-se satisfeito com a prestação dos seus comandados: “Penso que fizemos um jogo muito bem conseguido a nível defensivo e foi sem dúvida a chave da vitória, com o Alfredo (Quintana) a ajudar-nos bastante na baliza. Acho que fizemos uma exibição bastante conseguida e a nossa vitória nunca esteve em causa, desde o primeiro minuto”. O habitual treinador-adjunto do FC Porto Sofarma, hoje promovido a técnico principal, sente que reina um espírito positivo dentro da equipa: “Nós sabemos que não podemos perder pontos no Campeonato. Temos feito a nossa carreira extraordinária na Liga dos Campeões e penso que, a nível interno, também temos cumprido e hoje penso que foi um dos jogos mais bem conseguidos dos últimos tempos, quer ofensivamente, quer defensivamente. Vamos para Alvalade com a moral em alta e vamos lá para vencer”.
Segue-se a última da fase de grupos da Liga dos Campeões e Carlos Martingo traça a meta: “Vamos, naturalmente, tentar conseguir mais uma vitória. Sabemos que o apuramento está conseguido, sabemos que se conseguirmos uma vitória garantimos o quinto lugar, que pode trazer o benefício de encontrar um adversário menos difícil na próxima eliminatória e vamos fazer tudo para conseguir essa vitória”. Para Magnus Andersson, palavras de encorajamento na recuperação: “Ele não esteve aqui fisicamente, mas esteve sempre connosco. Infelizmente a saúde lhe permitiu estar aqui, mas com certeza o mais rapidamente possível estará junto de nós e continuar o brilhante trabalho que tem feito”.
Os 'dragões' viajam agora até à Bielorrússia para tentarem garantir o quinto lugar no Grupo B da Liga dos Campeões, frente ao Meshkov Brest (sábado, 16h30, Porto Canal e FC Porto TV).

Post Top Ad

Blossom Themes