Últimas

15/08/2021

"Manafá? Ele vai ficar chateado comigo, mas toma um Rennie e isso passa"

Treinador do FC Porto justificou a ausência do lateral português frente à Belenenses SAD.

Famalicão e FC Porto defrontam-se, neste domingo, pelas 18 horas, para a segunda jornada da I Liga.

Neste sábado, o treinador dos azuis fez não só a ante-visão à partida como também abordou a janela de transferências e a possível saída de Corona.

Sérgio Conceição aproveitou também para esclarecer o por quê da ausência de Manafá do duelo da ronda inaugural contra a Belenenses SAD.

Análise ao Famalicão: Espero uma equipa à imagem do que fez no final da época passada. A estrutura mantém-se apesar de algumas saídas e entradas. O Famalicão habituou-nos a ser um clube estável e com um treinador que é conhecedor do que é o futebol português e que é bastante positivo pela forma como dá uma dinâmica às suas equipas. Acredito que pode haver mudanças, talvez no meio-campo, comparativamente ao onze que fizeram alinhar diante do Paços.

Situação de Corona [possível saída]: Vocês já me conhecem há quatro anos e vocês sabem que o mercado fica à porta. À excepção do Grujic tenho todos disponíveis para ir a jogo. Se sair alguém assumiremos isso, mas para já continua tudo igual. O mais importante para mim, para o presidente, e para os adeptos, é ganharmos amanhã. Este momento não é bom para ninguém. Não é bom estarmos a competir com o mercado aberto. Não concordo com isto, nem com a janela de transferências de Janeiro. Uma coisa é haver uma lesão grave e poder haver um ajuste. Agora este tipo de janelas de transferências só cria instabilidade e rapidamente podemos ficar privados de um jogador. E isso não é nada bom.

Reação à morte de Frank Berrier: Tive a felicidade de trabalhar com um excelente jogador. Além de ter enorme qualidade era também uma excelente pessoa. Este tipo de coisas toca-me imenso. Queria endereçar um forte abraço aos amigos e à família do Berrier, um ser humano bastante especial.

Forma de jogar do rival: Como estava a dizer há bocado nós não podemos controlar o que o rival tem preparado para o jogo. Nós estudamos as prestações que eles tiveram na pré-época e no arranque desta época e vemos alguns comportamentos padrão. Acredito que o jogo vai ganhar a sua vida, dependendo daquilo que nós fizermos no jogo. Teremos de ser muito pressionantes e não permitir ataques rápidos aos adversários. O Famalicão privilegia uma posse de bola mais apoiada, mas nós não podemos permitir que isso aconteça.

Adversários com uma linha de cinco: Nós, por vezes, trabalhamos e analisamos o adversário, precavendo que eles vão ter mais um elemento na defesa. Eu como treinador de equipas teoricamente menos fortes nunca mudei o meu sistema habitual tendo em conta um clube ‘maior’ que ia defrontar em Portugal. Na Liga dos Campeões já o fiz. Respeito quem jogue com uma linha de cinco ou seis, cabe a nós depois desembrulhar essa estratégia. Importante é que depois o árbitro esteja atento às perdas de tempo e compensa com o devido tempo de descontos.

Quão difícil é escolher um onze no FC Porto: É difícil e ao mesmo tempo gratificante. Como treinador acho que há sempre ajustes a fazer e tenho sempre a sensação de que podia haver mais alguém. Devo confidenciar uma coisa: o jogo anterior foi a convocatória mais difícil que tive de fazer em quatro anos, uma vez que tive de deixar jogadores de enorme qualidade de fora. É uma boa dor de cabeça.

Motivo da ausência de Manafá e a titularidade de Zaidu frente à Belenenses SAD: Tudo está relacionado com a semana de treinos e quando o sol começa a apertar e o treino é à tarde ou ao final da manhã ele quebra um bocadinho.  Ele vai ficar um bocadinho chateado comigo, mas não me importa, isso com um Rennie passa. Antes do primeiro jogo oficial ele não teve a mesma disponibilidade, e a mesma entrega, e por isso apostei no Zaidu. Muito das minhas escolhas não estão só relacionadas com o jogo. O jogo é um dia, e no dia seguinte tudo pode já estar bem e ele já ser opção. Esse é o exemplo do Wilson que jogou quase toda a época. As opções eu tomo pelo que os jogadores fazem diariamente nos treinos.

 


 

Post Top Ad

Blossom Themes