Últimas

04/08/2021

KTM também já experimentou «duto de downwash» introduzido pela Ducati


 

A Ducati voltou a inovar nesta época do MotoGP, agora com a introdução dos dutos de downwash vistos pela primeira vez nos testes do Qatar em Março passado. Outros fabricantes já testaram a sua própria versão do conceito, incluindo a KTM.

Guy Coulon, engenheiro na satélite Tech3, confirmou-o ao site paddock-gp.com, revelando que foi Iker Lecuona a rodar com a solução nos ensaios de Barcelona: ‘Também foi experimentado na KTM e por outros. No túnel de vento, mas também em pista em Barcelona. Honestamente, não sei exactamente para o que serve: foi o Iker que experimentou. Ele teve um dia dedicado à aerodinâmica e testou muitas coisas. Eles pediam-lhe para ir com certa coisa e fazer vários truques. Eles registaram o que tinham a registar e depois analisaram o que houve para analisar. Veremos se será usado, porque o tempo é tão curto e pontual que não é tanto a opinião do piloto que conta’.

O francês explicou depois que não podem ser tidas em conta só as impressões dos pilotos antes de ser decidida a introdução de um determinado componente: ‘Primeiro analisamos a situação, mantemos o que parece ser melhor, depois levamos em consideração as impressões do piloto para saber se ele teve uma boa sensação ou não. É assim que acontece, porque quando há demasiadas coisas de uma só vez não te podes dar ao luxo de confiar apenas na sensação do piloto’.

Post Top Ad

Blossom Themes