Últimas

01/08/2021

Auriol Dongmo fica a 5 centímetros do bronze e termina no 4.º lugar do lançamento do peso

Com um concurso extremamente regular, em que fez cinco lançamentos acima dos 19 metros, Auriol Dongmo teve como melhor marca 19,57 metros, com a terceira classificada, a neozelandesa Valerie Adams, que levou o bronze, a fazer 19,62. O ouro, esse, foi para a chinesa Lijiao Gong.


 A medalha de bronze ficou perto, mas não sorriu a Auriol Dongmo nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020. A campeã europeia de pista coberta terminou o concurso do lançamento do peso no quarto lugar, com o seu melhor lançamento a ficar apenas cinco centímetros abaixo daquele que valeu o lugar mais baixo do pódio a Valerie Adams, da Nova Zelândia, antiga bicampeã olímpica.

Numa prova disputada debaixo de muito calor, com os termómetros em Tóquio a atingirem já os 38 graus celsius, apesar de o evento ter arrancado quando eram ainda 10h40 da manhã na capital nipónica, Auriol Dongmo foi a quarta atleta a entrar em cena e começou bem a final do lançamento do peso, ao fazer 19,29 metros ao primeiro ensaio. Um registo que a deixava, então, no segundo lugar.

Concluída a primeira ronda de lançamentos das 12 finalistas, Dongmo era terceira, atrás de Saunders e da chinesa Yang Gao, que fez a marca de 19,95, saltando para a liderança. A portuguesa não foi, depois, além dos 18,95 metros no segundo ensaio, caindo para o quarto posto no final dessa ronda.

No terceiro ensaio, Auriol Dogmo não melhorou no terceiro ensaio, apesar de ter voltado aos 19 metros (fez 19,17 metros), mantendo o quarto posto, mas mais longe do terceiro lugar e do bronze, ocupado por Valerie Adams, que melhorou o seu registo para os 19,62 metros.

Dongmo passou, ficou, assim, tranquilamente entre as oito apuradas para os últimos três lançamentos da final do lançamento do peso, ao terminar as primeiras três rondas de ensaios com 19,29 metros, no quarto lugar, superada apenas pela chinesa Lijiao Gong (19,98), pela norte-americana Raven Saunders (19,65) e pela neozelandesa Valerie Adams (19,62).

No quarto ensaio, a portuguesa melhorou a sua marca, para os 19,57, mas ficou a cinco centímetros do lugar de bronze. O quinto lançamento foi idêntico, mas um pouco pior (19,45), mantendo o quarto lugar à entrada para o sexto e último ensaio. Quem melhorou - e muito - nesse quinto ensaio foi a chinesa Lijiao Gong, que se destacou na liderança com 20,53.

No último ensaio, Dongmo, que fez um concurso de uma regularidade impressionante, repetiu exactamente a mesma marca do quinto lançamento: 19,45. Terminava assim o sonho das medalhas, com a atleta do Sporting a terminar num respeitoso quarto lugar.

O ouro, esse, não fugiu a Lijiao Gong, que fez ainda melhor no derradeiro ensaio (20,58), com a norte-americana Raven Saunders a levar a prata (17,79), e Valerie Adams a levar então o bronze, com os tais 19,62, mais cinco centímetros do que os 19,57 logrados por Auriol Dongmo.

Auriol Dongmo tinha chegado ao concurso olímpico do lançamento do peso com o quinto registo do ano,  alcançado em Huelva, a 3 de junho, com o recorde nacional de 19,75 metros. A atleta já tinha participado nos Jogos Olímpicos do Rio2016, então ainda ao serviço dos Camarões, seu país natal, terminando aí no 12.º posto.

"Perder desta maneira para mim é a coisa mais horrível"

Depois de terminar o concurso olímpico de lançamento do peso no quarto lugar, a escassos cinco centímetros da terceira classificada, a neozelandesa Valerie Adams, Auriol Dongmo não escondeu a sua desilusão por ter visto o pódio ali tão perto.

"É mesmo difícil. Fiz uma boa recuperação e sentia-me com força para ganhar uma medalha hoje, mas há coisas que não conseguimos explicar", começou por referir em declarações aos microfones da RTP.

Depois, sem conseguir segurar as lágrimas, prometeu fazer melhor em Paris'2024. "Eu estava em forma, no aquecimento estava a lançar, mas pronto... perder desta maneira para mim é a coisa mais horrível. Prometo que vou continuar a trabalhar e dar tudo para estar melhor em Paris", concluiu, visivelmente desiludida.

 

 

 

Post Top Ad

Blossom Themes