Últimas

05/08/2021

Assinado o protocolo para a realização dos Europeus de Sub-17 e Sub-19, em Paredes

Agostinho Silva, Chairman da World Skate Europe-Rink Hockey | ©2021 Catarina Maria / FPP


 

Foi assinado ontem, na Câmara Municipal de Paredes, o protocolo para a realização dos Campeonatos da Europa de Sub-17 e Sub-19.

Com a assinatura do Programa de Desenvolvimento de Desportivo entre o Município e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP), fica assim oficializado o evento, que vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes – Fórum Cultural, de 7 a 11 de Setembro.

Na cerimónia estiveram presentes o vereador do Desporto do Município de Paredes, Paulo Silva, o presidente da Associação de Patinagem do Porto (APP), Delfim Ribeiro, o chairman da World Skate Europe-Rink Hockey, Agostinho Silva, o presidente da FPP, Luís Sénica e o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.

Para o vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Silva, este é um protocolo que faz todo o sentido, por ser «um concelho com tradição de equipas de hóquei nos lugares cimeiros» e pela «tradição de formação de bons atletas»., sublinhando que «estes campeonatos são uma forma de, mais uma vez, mostrar que a formação está a dar frutos» e que «estão reunidas as condições para que este torneio seja um sucesso» uma vez que a modalidade reúne muitos adeptos» e Paredes tem «um conjunto muito grande de pessoas ligadas e apaixonadas pelo hóquei».

 O presidente da APP, Delfim Ribeiro, fez questão de manifestar a «satisfação por novamente se realizar, na nossa área de jurisdição, mais uma prova internacional de patinagem, desta feita de hóquei em patins», reiterando todo «apoio e colaboração» por parte daquele organismo.

Agostinho Silva, chairman da World Skate Europe Rink Hockey agradeceu às entidades envolvidas, salientando que este é um agradecimento «que tem mais relevância no meio da pandemia de covid-19, que tantas dificuldades tem criado», sendo que «se torna mais relevante para que possamos voltar a ter uma vida normal e, muito em particular, o desporto, tão necessário a todos e aos jovens em particular».

 O presidente da FPP, Luís Sénica, não tem dúvidas que «a dinâmica e a experiência destas entidades» vão garantir a «natural competência e uma organização que será de excelência», frisando o facto de ser a primeira vez que os dois campeonatos se realizam em simultâneo, devido aos «novos e complexos tempos de pandemia». Por este motivo, Luís Sénica apela a que «tenhamos a coragem de exortar, em momentos de provação, estas condições e a audácia da sua realização em Portugal, por um bem maior, o hóquei em patins».

Para o presidente da FPP, os campeonatos em Paredes «são a celebração daqueles que não desistem e acreditam no futuro do hóquei em patins e nos valores do desporto», crendo que «vamos ter pela frente jovens determinados, felizes, que voltam muitos meses depois a concretizar os seus sonhos, as suas ambições, as suas capacidades e expectativas» naquela que considera ser uma «magnífica infraestrutura desportiva – o Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes – Fórum Cultural, que se vai estrear em toda a sua plenitude com estes europeus».

Luís Sénica acredita que Paredes viverá «o melhor do hóquei em patins jovem da Europa e ficará retido na memória de todos os envolvidos», fazendo votos para que «se viva o espírito desportivo» e que «todos contribuam para o mesmo ser concretizado dentro e fora da competição».

Para Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, a realização destes campeonatos é algo que «nos diz muito», pois será «um momento especial» devido à inauguração no novo Pavilhão Gimnodesportivo, mas também «pelo que sofreu a formação devido à pandemia», pois «deixaram de poder praticar a modalidade que lhes diz muito», sem esquecer a notícia de que será possível a presença de público durante o evento, «obedecendo às restrições em vigor».

Os europeus de Sub-17 e Sub-19 realizam-se em simultâneo e contam com a presença de dez selecções de seis países: Andorra, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

Post Top Ad

Blossom Themes