Últimas

17/07/2021

Portugal leva 32 atletas aos Paralímpicos e estreia-se em duas modalidades

Portugal conquistou 92 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo o atletismo, com 53, o boccia, com 26, e a natação, com nove, as três modalidades com mais pódios.


 

Portugal vai estar representado por 32 atletas, em oito modalidades, entre as quais duas estreantes, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, anunciou hoje o Comité Paralímpico de Portugal, na cerimónia de apresentação da missão lusa.

Em relação aos Jogos Rio2016, dos quais saiu com quatro medalhas de bronze, Portugal leva menos cinco atletas, mas aumentou de sete para oito o número de modalidades nas quais estará representado nos Jogos Paralímpicos, que decorrerão entre 23 de Agosto e 05 de Setembro.

A comitiva lusa integra vários estreantes, nos quais se destaca Beatriz Monteiro, representante no badminton, que chega a Tóquio com apenas 15 anos e que beneficiou de um convite.

Além do badminton, Portugal vai também estrear-se na canoagem, na qual terá dois representantes, Alex Santos e Norberto Mourão, campeão europeu da sua classe.

Por conhecer ficam, por agora, dois nomes do atletismo, uma vez que a quota portuguesa é de 10 representantes e hoje só foram divulgados oito nomes.

Entre os nomes hoje conhecidos no atletismo figura Manuel Mendes, medalha de bronze no Rio2016, mas não estão Luís Gonçalves, medalhado em Pequim2008 e Rio2016, e Lenine Cunha, que subiu ao pódio em Londres2012.

No boccia, a segunda modalidade com mais medalhas, a seguir ao atletismo, há alguma renovação, mas mantém-se no grupo José Macedo (BC3), que conquistou bronze no Rio2016, e parte da equipa de BC1/BC2, que também subiu ao terceiro lugar do pódio nos Jogos do Brasil.

Na natação, Portugal terá cinco representantes, entre os quais David Grachat, que somará a quarta participação paralímpica, e Susana Veiga, campeã europeia e vice-campeã mundial dos 50 metros livres (S9).

No ciclismo, Portugal terá dois representantes, que se juntam a um na equestre e um no judo.

Ao longo de 10 participações em Jogos Paralímpicos, nove das quais consecutivas, Portugal conquistou 92 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo o atletismo, com 53, o boccia, com 26, e a natação, com nove, as três modalidades com mais pódios.

 

Post Top Ad

Blossom Themes