Últimas

30/07/2021

Neemias Queta escolhido pelos Kings é o primeiro português na NBA

Draft ocorreu durante esta madrugada.


O poste Neemias Queta, de 22 anos, foi na quinta-feira eleito na 39.ª posição do 'draft' da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), pelos Sacramento Kings, podendo tornar-se em 2021/22 o primeiro português a jogar na competição.

Depois de três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao 'draft', abdicando da época de 'senior', a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.


 

Neemias Queta muito provavelmente nunca mais irá esquecer o número 39. Foi este o número da escolha que lhe valeu o passaporte para a NBA, através dos Sacramento Kings, equipa que na próxima temporada o português vai representar.

À SportTV, o basquetebolista nascido no Vale da Amoreira não escondeu toda a sua felicidade por fazer história ao ser o primeiro português a entrar na NBA.

"Estou muito contente com o que aconteceu. Foi lindo, já esperava por este dia há muito tempo e finalmente chegou. Do Vale da Amoreira para o mundo? Exato, é o que gosto de dizer", começou por dizer o jovem português.

Neemias já calculava que poderia rumar a Sacramento e falou sobre um dos treinos com os Kings.

"Senti que foi um bom treino para mim, um dos melhores que tinha feito, e do feedback que recebi na altura, deu-me a entender que eles precisavam de um jogador com as minhas características. A partir daí era esperar e ver se era escolhido por eles ou alguém mais cedo", afirmou Neemias Queta, que afiançou que espera ter minutos na formação dos Kings.

Quanto à perspectiva de uma boa época, há quem conheça bem a NBA e já trace um percurso muito positivo para o português.

"Vi muitos jogos de Utah State e não ficaria surpreendido se ele [Neemias] acabasse a temporada como o poste titular. É mesmo muito bom", sublinhou na cerimónia do draft Kendrick Perkins, ex-poste campeão pelos Boston Celtics no ano de 2008.

 

Post Top Ad

Blossom Themes