Portugal terminou hoje em terceiro lugar a fase de qualificação para o Mundial de futebol de praia, vencendo a Bielorrússia por 6-5 na Nazaré, num jogo em que Bê Martins foi decisivo, com quatro golos marcados.
Garantido o objectivo principal - a qualificação para o Mundial a disputar em Agosto, em Moscovo -, Portugal e Bielorrússia protagonizaram uma partida equilibrada e de resultado incerto até final, mas sem a intensidade de outros confrontos.
Portugal colocou-se rapidamente a ganhar, com André Lourenço em destaque: aos três minutos, aproveitou uma recuperação de Bê Martins para inaugurar o marcador e, aos cinco, bisou de livre.
A Bielorrússia reagiu com golo de Hapon, mas Portugal mostrava-se confiante e elevou para 3-1 aos 11 minutos, em novo livre, agora de Bê Martins, que fez a bola bater na areia antes de entrar.
Aproveitando algum espaço nas costas da defesa nacional, já verificado no primeiro golo, a Bielorrússia reduziu novamente, num desvio de cabeça de Drodz ainda antes do final do primeiro período.
A selecção de Mário Narciso manteve-se sempre mais perigosa, com uma abordagem mais técnica no ataque, mas foi desperdiçando oportunidades, como uma 'bicicleta' de Miguel Pintado à barra ou uma fuga de Léo Martins, que atirou contra o guarda-redes em posição privilegiada.
Contra a corrente do jogo, os bielorrussos empataram num remate forte e cruzado de Hardzetski.
Mas novamente de livre Portugal voltou à liderança no marcador, por Bê Martins, de ângulo muito apertado, com colocação suficiente para surpreender Kliashchuk.
A alternância era uma constante e, claro, Drodz voltou a empatar na área portuguesa, lançando a incerteza para os minutos finais.
Mas parecia destinado que Bê Martins teria uma palavra a dizer na
resolução: com um remate de bastante longe e uma grande penalidade,
fechou a vitória para Portugal e o consequente terceiro lugar, de nada
valendo o último esforço final bielorrusso, que fixou em 6-5 o
marcador.