Últimas

14/03/2021

Murray Walker: Voz mais famosa dos comentários da F1 morre aos 97 anos

Um dos mais respeitados e admirados comentadores de Fórmula 1, Murray Walker, morreu ontem, aos 97 anos. 

As suas gralhas de entusiasmo e a sua paixão pela Fórmula 1 tornaram o britânico numa das figuras mais respeitas do paddock, sendo o comentador que acompanhou diversas gerações de adeptos em língua inglesa.

Não raras vezes, Murray Walker cometia algumas gralhas em direto, durante as transmissões da Fórmula 1, mas foram também essas suas frases – transformadas em brincadeiras pelo próprio – que lhe valeram o carinho e o respeito de todos os membros do pelotão da Fórmula 1 ao longo dos seus anos no ativo, passando por canais como a BBC ou ITV.

Nascido a 10 de outubro de 1923, Walker sempre foi um apaixonado pelo desporto motorizado, pelo que após a sua participação na Segunda Guerra Mundial, não tardou a tentar a sua sorte nas duas rodas, sem grande sucesso. Depois de uma carreira na área do marketing nalgumas empresas, em 1978, foi escolhido pela BBC para comentar as corridas de Fórmula 1, além de outras competições, como o Campeonato Britânico de Turismos (BTCC), anos mais tarde.

Foi aí que se manteve até ao final de 1996, antes de se transferir – seguindo os direitos de transmissão da modalidade – para a cadeia de televisão ITV, na qual esteve ao leme dos comentários entre 1997 e 2001, quando decidiu retirar-se. Pelo caminho ficaram muitas frases icónicas num tom que mostrava o entusiasmo pela modalidade, mesmo que, nalguns casos, se revestissem de erros flagrantes ou constatações óbvias.

“A menos que esteja muito enganado… E estou muito enganado!”, “O carro que vai na frente é absolutamente único, com exceção para o que vai atrás que é idêntico”, ou “Não há nada de errado com o carro dele com a exceção de que está a arder” são frases que marcaram a carreira de Walker aos microfones da TV, aceites pelo próprio como exemplos de um entusiasmo que era muito valorizado pelos telespectadores à distância.

Post Top Ad

Blossom Themes