Últimas

10/03/2021

A meta dos 75% permite descidas, mas não novo campeão

Esta quarta-feira, metade das equipas da I Divisão ficam com as 20 primeiras jornadas cumpridas, alcançando a meta de 75%. Na II e III Divisão, com retoma apontada a meados de Abril, a FPP permite até ao fim de Março desistências sem multa.

Fotografia: Afonso Ferraz / MPx Sports
 
No documento sobre a "Suspensão e Interrupção de Competições" que para esta temporada rege a possibilidade dos campeonatos não chegaram ao fim, a FPP traçou uma linha em 75% dos jogos para que se viabilizem algumas decisões.

Só com 75% dos jogos cumpridos é que haverá descidas e novo escalonamento para as competições europeias, mas não haverá campeão. Tal só acontecerá se a primeira fase, todas as 26 jornadas, forem cumpridas.

Assumindo-se por uma questão de igualdade, não sendo o documento federativo claro, que os 20 jogos a cumprir por cada equipa para a tal meta dos 75% dos jogos são os das 20 primeiras jornadas, há, apesar de se ir disputar a 23ª jornada, apenas três equipas com a meta alcançada: Óquei de Barcelos, Juventude de Viana e Os Tigres.

A estas, juntar-se-ão já esta quarta-feira, cumpridos que serão dois jogos da jornada 17 e um da jornada 18, mais quatro equipas: Benfica, Sanjoanense, Famalicense e Riba d'Ave. Com jogos em atraso continuarão Porto, Tomar, Valongo, Braga e Turquel (um jogo para acertar), Oliveirense (dois) e Sporting (três).

O fecho das 20 primeiras jornadas só acontecerá - a manter-se o que está calendarizado - a 3 de Abril, com o embate entre Oliveirense e Tomar, relativo à 17ª jornada. Curiosamente, depois desse jogo que marcará a fronteira dos 75%, está apenas prevista a 26ª e derradeira jornada da fase regular, a 17 de Abril.

Nos jogos desta quarta-feira, a Sanjoanense, vinda de três jogos sem perder, recebe a Oliveirense, num ciclo de seis vitórias e um empate. Na Luz, o Benfica soma dois empates consecutivos e defronta um Riba d'Ave com cinco derrotas consecutivas, mas que venceu as águias na primeira volta (5-4) no Parque das Tílias. Em Famalicão, o Famalicense pode subir aos lugares de playoff, mas terá pela frente um Sporting que, com quatro jogos em atraso, até pode matematicamente estar na liderança quando os acertar.

Post Top Ad

Blossom Themes